CPL

O que é closed caption?

Sabe aquela legenda que fica ligada quando você vai a alguns bares ou lugares onde tem TV, mas não dá pra escutar o som direito? É dela que estamos falando.

Se você já deu uma olhada com mais atenção para ela, percebeu que não são só as falas que aparecem no texto, mas também alguns “barulhos”, músicas, fundos musicais etc.

Isso acontece porque ela foi feita, no início, para ajudar aos surdos, que não conseguiam acompanhar os programas de televisão. Ou seja, mais que uma legenda comum, ela é especial, toda diferentona e super completa!

Para quem serve

Mas a falta de acesso ao áudio não é uma dificuldade apenas para quem é surdo. Como dissemos lá em cima, em lugares tá aquela barulheira, seja num bar, no aeroporto, clube, restaurante, onde quer que seja, ela permite que você possa acompanhar um programa, ou parte dele, que te desperte algum interesse.

Além disso, com o passar do tempo, nosso corpo muda e mostra alguns sinais da idade. Sabe aquela avozinha que vê TV “gritando”? Pois é, ela provavelmente já escutou tão bem quanto você, mas foi perdendo esta capacidade longo dos anos. Neste caso, o closed caption vai ajudá-la a ver sua novela favorita sem que os vizinhos tenham que ouvir junto.

Desta forma, hoje em dia, não dá mais pra falar em “legenda especial para surdo-mudo”, até porque surdo é quem tem perdas no aparelho auditivo e mudo no aparelho da fala (fica a dica!). A quantidade de situações e pessoas que são favorecidas pelo uso da legenda oculta, como é traduzido para o português, já são bem mais amplas do que quando foi criado.

Recursos on x off

Quem já tem contato com closed caption há mais tempo, já deve ter observado que nem todas as legendas são iguais, que elas podem variar de acordo com o tipo de programa.

Isso acontece especialmente quando comparamos a exibição de um telejornal com a de uma novela. Neste caso, a grande diferença é que o jornalismo, normalmente, acontece ao vivo, de modo que não é possível preparar todo texto com antecedência. Para permitir que a transmissões em tempo real também tivessem closed caption para não deixar as pessoas com problemas auditivos excluídas, foram usadas técnicas de transcrição rápida, que permitem um operador bem treinado a escrever praticamente na mesma velocidade em que uma pessoa fala normalmente. É claro que, por causa disso, existem alguns erros, como você vê frequentemente. Mas já tentou escrever tudo que seu chefe ou professor diz sem pedir para ele esperar ou repetir o que está dizendo? Agora imagina fazer isso e ainda colocar informações de quem está falando, se tem música tocando, se houve um espirro ou uma tosse etc.

No caso dos programas gravados, exatamente por haver um certo (certo, não muito) tempo de preparação, é obrigação de quem produz entregar um texto sem erros, embora você veja, na prática, que nem sempre é assim. Mas não é só de uma “escrita bonitona e perfeitona” que vive closed caption offline, como é chamado este tipo de produção previamente preparada. Existem alguns recursos que podem e devem ser utilizados para melhorar ainda mais a vida de quem assiste TV usando este recurso como o posicionamento das legendas. Quando elas são posicionadas embaixo do personagem que fala em tela, isso poupa a identificação do falante, economizando caracteres e tempo de leitura.

Você já deve ter visto, até aqui, que os recursos especiais disponíveis na legenda oculta são bem variados e bem específicos. Mas não ase assuste! Este é só o primeiro artigo do nosso guia. No próximo vamos conversar um pouco mais e nos aprofundar no conhecimento de cada um deles. Enquanto isso acompanhe a gente através de nosso site e nossas rede sociais.

Um abraço e até a próxima!

entre em contato para saber preços e informações