CPL

closed caption para programas ao vivo por estenotipia

Depois de entender quais são os recursos que os programas ao vivo e pós-produzidos podem e/ou devem utilizar, chegou a hora de entender melhor como é possível criar legendas tão rapidamente a ponto de se poder usar numa transmissão em tempo real. Temos basicamente dois tipos de tecnologias usadas para este tipo de trabalho: a estenotipia e o reconhecimento de voz. Como são técnicas bastante interessantes e  com muito a ser dito sobre elas, vamos focar este artigo na produção de closed caption para programas ao vivo por estenotipia e deixar o reconhecimento de voz para o próximo.

transcrição com estenotipia

O que é a estenotipia, afinal? É uma técnica? É uma tecnologia? As duas coisas! A grosso modo, podemos dizer que é uma bela junção de uma técnica de digitação de fonemas num teclado especial, com uma tecnologia de transcrição que é capaz de transformar códigos fonéticos em palavras usando um dicionário, ou até mais de um.

Por exemplo, este teclado, talvez uma das partes mais curiosas e interessantes para nós que usamos aqueles cheios de letras escritas, é chamado estenótipo. Diferente do que estamos acostumados, todas as teclas podem ser acionadas de uma vez formando uma palavra ou até uma frase. Quando digitamos “casa” no computador, teclamos primeiro a letra “c”, depois “a” e assim sucessivamente até escrever tudo por completo.

Com o estenótipo não, você pressiona todas as teclas de uma vez e ele escreve quando você as solta, ao contrário daquele de PC que escreve quando você aperta.

Esse modo de digitar é muito mais rápido por causa disso, com um toque apenas, o estenotipista pode escrever palavras ou frases completas. Desta forma, ele precisa de apenas 24 teclas, enquanto nós de mais de 100!

Essas 24 teclas ficam divididas entre a mão esquerda e a direita, sendo usada a primeira para digitar o início da palavra e a segunda para digitar o fim. Quando o estenotipista solta as teclas, um programa de computador busca em um dicionário qual é a palavra que corresponde àquele código digitado em forma de fonemas, pega o texto correspondente e escreve na tela. O interessante é que este dicionário pode, e deve, ser abastecido pelo usuário, de forma que o software possa encontrar a palavra quando ele digitar. Quando não encontra, o aplicativo escreve o que for mais parecido em termos de som (fonética) com o que foi teclado. Daí podem surgir erros como os que vemos, por vezes, na televisão. Um dicionário destes pode ter mais de 200 mil palavras!

E, por falar em erros, este é apenas um dos motivos por que vemos closed caption com erros nos telejornais, para falarmos do mais conhecido. Além do dicionário, a velocidade da fala também pode atrapalhar muito. Para poder ser estenotipista para televisão, é preciso atingir uma capacidade de teclar mais de 140 palavras por minuto, atingindo percentual de acerto maior que 98%. Imaginem, agora, a transmissão de um jogo de futebol onde se atingem picos de quase 300 palavras por minuto! Tem que ser muito rápido e muito preciso para manter este desempenho.

Veja a estenotipia na prática

O vídeo a seguir mostra um pouco do trabalho dos estenotipistas que fazem o registro de audiências em tribunais.

o código da estenotipia

Na imagem abaixo, vemos primeiro o estenótipo, abaixo a estenotipista e ao lado, o código que ela está digitando.

Reparem como não há nada escrito nas teclas do equipamento. Isso ocorre por dois motivos: se o estenotipista precisar olhar para teclar, ele não terá a velocidade necessária; como é possível personalizar as teclas para cada operador, é difícil imprimir uma disposição de letras que sirva para todos.

closed caption para programas ao vivo por estenotipia
closed caption para programas ao vivo por estenotipia

Acima, o código de um lado, com o equivalente traduzido pelo software de outro. Reparem como se tecla muito pouco para se escrever muita coisa.

Com isso, foi possível entender melhor uma das formas de se fazer closed caption em tempo real para programas ao vivo. No próximo artigo, vamos descobrir como o reconhecimento de voz pode ser usado para o mesmo objetivo. Siga nos acompanhando e mandando sua dúvidas e até lá!

entre em contato para saber preços e informações