Menu
(21) 2266-4095
(21) 97385-7914
f / solucoesemacessibilidade
(21) 2266-4095
(21) 97385-7914
f / solucoesemacessibilidade
Para comemorar este mês de grande importância para a comunidade surda, além de colocarmos a fita azul ao lado de nosso logo, fizemos uma compilação de artigos explicando o que é e por que comemorar esta data.
A Federação Mundial de Surdos (WDF) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Internacional das Línguas de Sinais. A iniciativa partiu da Associação de Surdos da Suécia, em 2011, em referência ao Congresso de Milão, ocorrido entre 06 e 11 de setembro de 1880, quando ficara proibido o uso das línguas de sinais, e imposto o oralismo, na educação de surdos, acreditando-se que a leitura labial seria a melhor forma de educação eles.
A data é lembrada com manifestações de comunidades surdas de todas as partes do mundo. O objetivo é garantir o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais em diferentes países, lembrando das marcas deixadas na história dos surdos pela proibição às suas línguas.
Fonte: http://roquettepinto.org.br/linguas-de-sinais-abrem-comemoracoes-do-setembro-azul/
A cor azul representa dois momentos distintos. Durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, por considerá-las inferiores. E os surdos também eram obrigados a usá-la. Com o fim da guerra e o passar dos anos, a cor passou a simbolizar ao mesmo tempo a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda. Afinal de contas, apesar dos grandes problemas do passado e das barreiras atuais, a identidade surda continua forte como nunca!
Essa ressignificação do azul ficou marcada na Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony) em 1999, que lembrava os surdos que foram vítimas da opressão. Nela, o Dr. Patty Ladd (surdo) usou uma fita azul no braço pela primeira vez como símbolo do movimento. Hoje, a cor azul turquesa é usada, por ser uma cor viva e vibrante, que representa a riqueza cultural de uma comunidade que brilha com orgulho!
Fonte: http://blog.handtalk.me/setembro-azul-mes-dos-surdos/
O mês de Setembro é mundialmente comemorativo, pois é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda. Algumas datas se destacam nesse mês:
Dias 6 e 11 de Setembro: marco triste para esta comunidade. Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.
Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008).Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.
Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.
Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.
Fonte: http://setembroazul.com.br/hist%C3%B3ria-do-setembro-azul.html
Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 – LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão.
Decreto Nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 regulamenta a inclusão da LIBRAS como disciplina curricular, a formação do professor e instrutor de LIBRAS, o uso da LIBRAS para o acesso a educação, a formação do Tradutor Intérprete de LIBRAS, direito à educação e saúde as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Lei N° 12.319 de 1º de setembro de 2010 regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
A Tainá, do canal do Youtube chamado Visurdo, fez um vídeo em Libras muito interessante sobre o Setembro Azul. Confiram abaixo!
entre em contato para saber preços e informações