• Rua Dezenove de Fevereiro, 163 - Botafogo - CEP: 22280-030 - Rio de Janeiro, RJ
  • contato@cpl.com.br
  • (21) 2266-4095

Audiodescrição para Teatro

A audiodescrição para teatro descreve cenas do espetáculo através da inserção de áudio nos intervalos das falas dos personagens. Saiba um pouco mais sobre como aplicar essa ferramenta de inclusão aos seus espetáculos, tornando-os acessíveis a pessoas com deficiência visual.




Roteiro

Diferente dos vídeos, o roteiro para teatro demanda algumas adaptações de acordo com as possibilidades de variação apresentada pela obra e pela interpretação dos atores.




Narração

O audiodescritor faz a narração baseado no roteiro criado, mas fazendo as adaptações indicadas no roteiro, ou até de improviso, de acordo com as variações ocorridas em relação ao ensaio final.




Uso do recurso

Os usuários que quiserem ter acesso à descrição das cenas podem solicitar um fone de ouvido na entrada do teatro, tendo acesso exclusivo e permitindo que os outros espectadores desfrutem do espetáculo sem interferências.

Estrutura

Com o roteiro pronto, levamos para o teatro e montamos toda a estrutura para viabilizar o recurso da audiodescrição, incluindo transporte e montagem. Veja abaixo como funciona.

  • Como funciona O audiodescritor descreve as cenas, falando no microfone ligado ao transmissor. Este equipamento é configurado para enviar o áudio somente para as caixinhas que estão na mesma frequencia que ele. Essas, por sua vez, são ligadas a um fone de ouvido, onde será tocada a audiodescrição.




  • Fones de Ouvido Os fones de ouvido são distribuídos em conjunto com uma caixinha, que recebe o áudio da narração e toca nos fones. Apenas aqueles que estiverem com o equipamento escutarão a audiodescrição no teatro.

  • Cabine Para que a voz do audiodescritor seja ouvida apenas nos fones de ouvido, montamos uma cabine para que o som da audiodescrição não interfira na experiência de outros espectadores. Além disso, a cabine também isola a luz que o profissional usa para ler o roteiro.

Case

A Produção

Foi incrível fazer a audiodescrição da peça Forrobodó! O maior desafio, que tornou também esse trabalho ainda mais prazeroso, foi a adaptação do roteiro a cada espetáculo. Como essa peça tinha bastante improviso, o texto base, feito anteriormente, era modificado a cada sessão. Érico Brás, por exemplo, que interpreta o Guarda Noturno, a cada noite inseria um gesto ou olhar novo ao seu personagem tornando a tarefa do audiodescritor bem instigante.

Larissa Costa
Audiodescritora

Opinião do Público

Impossível compreender a peça sem a AD. As diversas alternâncias de cenas e ambientes intercalados com músicas fizeram da AD um recurso indispensável. O aspecto que considero mais relevante foi a descrição antes do início da peça do cenário, do teatro, e principalmente das vestimentas dos personagens, o que nos possibilitou o completo entendimento de tempo histórico e enredo da peça.

Alessandro Câmara
Espectador com deficiência visual

Orçamento

Para solicitar orçamentos e mais informações, utilize nossa página de contato. Teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas e passar uma proposta para seu espetáculo. Para receber uma cotação ainda mais rapidamente, informe onde fica a sala, a duração da peça em minutos, se o uso da cabine deve ser incluído.